quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Dicas para melhorar o improviso

Quando queremos que um movimento de quadris fique mais bonito, maior e mais controlado nós treinamos, não é mesmo?
Com o improviso deve ser igual. O treino é fundamental. Quanto mais treinamos, melhor ficamos!

Lembre-se de que no início, também como nos movimentos, nosso improviso será como um bebê: ainda desajeitado, muito singelo e repetitivo. Mas com o tempo e treino, ele vai se desenvolvendo até ficar elaborado, criativo e inteligente!
Aí vão algumas dicas para um treino inicial:


1-      Opte por músicas do tipo modernas de três a 5 minutos. Elas são constantes e possuem pouca variação de ritmos de base. Assim, você poderá se concentrar apenas no treino da memória.

2-      Você pode fazer esse exercício em sala de aula com as colegas ou em casa sozinha.

3-      Escolha dois movimentos que você mais gosta: Ex. oito para frente e básico egípcio. Eles serão seus movimentos de socorro! Quando nenhum outro vier à sua cabeça, recorra a um deles.

4-      Faça uma revisãozinha rápida antes da música começar. Tranquilamente, tente lembrar-se do máximo de movimentos e variações que puder.

5-      Coloque a música, ouça como ela é (rápida, alegre, charmosa...), pense no primeiro movimento e faça.


6-      Mantendo-se em movimento, pense em outro e somente quando estiver confortável com o próximo que pensou, mude-o na dança. Ainda não se preocupe com a quantidade de repetições nem com ligações de passos. Demore no mesmo movimento quanto for preciso! Lembre-se de que é apenas o começo e, por isso, você tem o direito de errar!

7-      Quando nenhum novo movimento surgir na sua memória, recorra aos movimentos de socorro que você escolheu!

8-      Use o movimento que vier à sua cabeça. Pode ser um movimento novo, um que você já tenha feito anteriormente ou uma variação dele Ex: ondulação no lugar e depois ondulação deslocando para a lateral.

9-      Faça esse exercício por no mínimo três minutos, sem interrupções. Nem que seja para você ficar alternando apenas entre seus dois movimentos de socorro! Chegará o momento que esses movimento ficarão tão confortáveis, que outro movimento surgirá e assim por diante.

10-   Persista firmemente até o fim da música.

11-   Quando a música terminar faça a pose final! espere três segundos e agradeça!


Além de aprimorar a dança, esse exercício também trabalha sua musicalidade, sua memória, o acesso ao seu repertório, a velocidade de execução do movimento, ajuda você a fazer escolhas de acordo com seu gosto, ajuda a desenvolver a criatividade e futuramente seu estilo próprio.
Eu recomendo!!!

Nesrine


fonte: http://www.centraldancadoventre.com.br/artigos/1638-dicas-para-melhorar-o-improviso

Nenhum comentário:

Postar um comentário