Trechos do texto de Central Dança do Ventre
"O véu na Dança do Ventre é como uma extensão da bailarina, de seus braços, proporcionando um ar de mistério, leveza e encanto.
A dança com véu pode variar de acordo com a intenção e criatividade da bailarina: pode-se dançar com um único véu, com dois ou até nove.
Não é muito comum nos países árabes. É mais usado nos países ocidentais como o Brasil e os Estados Unidos.
Não há traje e nem ritmo específico para sua execução. Apenas recomenda-se evitar ritmos folclóricos e solos de derbak. A música pode ser mais lenta ou mais rápida.
Esta dança exige equilíbrio pois pede deslocamentos e giros. Também requer habilidade da bailarina já que este objeto cênico se movimenta durante a dança, ao contrário do punhal por exemplo.
Há um intenso trabalho de braços, portanto eles devem estar alongados para realizar movimentos amplos e belos."
O véu pode ser feito com varios tipos de tecidos, cada um com suas caracteristicas de cor, opacidade ou transparencia, brilho, levesa, caimento, etc.
Ele também pode ser usado durante toda a música ou apenas na entrada da bailarina para dar mais amplitude aos movimentos e deslocamentos da bailarina.
No video seguinte a bailarina Jufih dança com um "véu de papel", esse tecido é comumente usado especialmente para véu duplo, é leve, armado, responde rapidamente tem um brilho cintilante.
Neste video a bailarina Lulu Sabongi dança com um véu de seda, muito comum na dança do ventre, ele é extremente leve, tem brilho perolado responde tb muito rápido mas pode embolar facilmente.
Apreciem.
Bju pessoas
Nenhum comentário:
Postar um comentário